Propranolol nos hemangiomas infantis – casuística nacional com 30 doentes

  • Isabel Saraiva de Melo Serviço de Pediatria - Hospital Garcia de Orta
  • Vivian Gonçalves
  • Rui Anjos

Abstract

Introdução

Os hemangiomas infantis são tumores vasculares comuns no lactente. Têm habitualmente uma evolução favorável, mas podem surgir complicações: ulceração, compromisso visual, obstrução da via aérea, insuficiência cardíaca de alto débito, dificuldade alimentar ou desfiguração permanente. As terapêuticas disponíveis até recentemente tinham eficácia marginal e efeitos acessórios consideráveis. O propranolol tem surgido como alternativa eficaz e segura.

Metodologia

Incluímos lactentes e crianças com diagnóstico de hemangioma infantil que num período de 32 meses foram referenciados a Cardiologia Pediátrica e medicados com propranolol. Avaliação prévia incluiu ECG e ecocardiograma; a dose foi aumentada gradualmente em ambulatório. Registámos retrospectivamente dados demográficos, localização das lesões, resposta à terapêutica e eventuais efeitos adversos.

Resultados

Identificámos 30 casos, 20 do sexo feminino. A localização mais frequente foi na cabeça (63%), seguida do tronco (20%), membros superiores (10%), hepáticos (7%) e períneo (7%); sete eram orbitários; cinco ulcerados. A idade mediana no início da terapêutica foi quatro meses e a duração mediana nove meses. A resposta foi favorável na cor em 100%, no volume em 96%, na superfície em 81%. Em 44% houve involução completa (idade inferior a seis meses ou hepáticos). Registámos dois casos de sibilância recorrente pós-bronquiolite que suspenderam o propranolol.

Discussão / Conclusão:

Na medida do nosso conhecimento, esta é a maior série nacional de propranolol nos hemangiomas infantis. O protocolo revelou-se seguro, exequível em ambulatório e com resultados favoráveis, sobretudo quando iniciado precocemente. Uma avaliação multidisciplinar envolvendo em tempo útil pediatras, médicos de família, dermatologistas e cardiologistas pediátricos é fundamental nesta patologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabel Saraiva de Melo, Serviço de Pediatria - Hospital Garcia de Orta

2006-2012 Internato complementar de Pediatria no Hospital Garcia de Orta

2011 Estágio opcional de Cardiologia Pediátrica (6 meses) no Hospital de Santa Cruz

1998-2004 Licenciatura em Medicina na FML

Published
2013-02-12
Section
Original articles