Eficácia e segurança dos imuno-estimulantes na prevenção das infecções agudas do tracto respiratório nas crianças

  • Eva Gomes Unidade de Saúde Familiar Nova Via - ACES Grande Porto IX Espinho/Gaia

Abstract

Introdução: As infeções agudas do tracto respiratório (IATR) constituem a principal causa de morbilidade nos países desenvolvidos, tendo grande impacto sócio-económico. Embora a maioria das IATR seja causada por vírus, a prescrição de antibióticos no seu tratamento é frequente, aumentando as resistências aos mesmos. Assim, o uso de imuno-estimulantes na prevenção das IATR recorrentes tem sido muito enfatizado e, apesar da controvérsia existente sobre a sua eficácia, estes têm sido muito usados em crianças. O objectivo é rever a evidência disponível sobre a eficácia e segurança dos imuno-estimulantes na prevenção das IATR nas crianças.

Métodos: Pesquisa bibliográfica em Janeiro de 2012 de artigos com os termos MeSH immunological adjuvants, respiractory tract infections e child, em bases de dados de medicina baseada na evidência, publicados entre janeiro de 2000 e Janeiro de 2012.

Resultados: Obtiveram-se 49 artigos, dos quais duas meta-análises e uma revisão sistemática cumpriam os critérios de inclusão. Em todos os artigos foi demonstrado que os imuno- estimulantes reduzem a incidência de IATR nas crianças susceptíveis e que o seu benefício é tanto maior, quanto maior a susceptibilidade das crianças às IATR. O imuno-estimulante mais estudado é o OM-85 BV, apresentando bons resultados na redução da incidência de IATR de repetição nas crianças. A incidência de efeitos adversos associados aos imuno-estimulantes foi comparável à verificada com o placebo.

Discussão: A evidência actual indica que os imuno-estimulantes são eficazes na prevenção das IATR nas crianças susceptíveis (SOR B) sendo o OM-85 BV, em particular, eficaz na prevenção das IATR de repetição (SOR A). O uso de imuno-estimulantes é seguro nas crianças (SOR B) e deve ser limitado às crianças com elevada susceptibilidade para as IATR.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-01-27
Section
Review articles