Abordagem aos conhecimentos dos profissionais de saúde no âmbito do controlo da dor aguda pós-operatória em crianças

  • Inês Cunha
  • José Romão
  • Amélia Ferreira
  • Corália Vicente

Abstract

Introdução: Sendo da responsabilidade dos profissionais de saúde evitar que as crianças passem por experiências dolorosas e que desenvolvam efeitos a longo prazo, é necessário investigar as causas subjacentes e intervir. O presente estudo teve como objectivo analisar os conhecimentos dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) no âmbito do controlo da dor aguda pós-operatória em crianças, com o intuito de averiguar a necessidade de implementação de acções de sensibilização e formação.

Material e Métodos: Um conjunto de quatro questões iniciais permitiu abordar a presença/ausência de formação na área da dor no adulto e/ou na criança, bem como fazer uma auto-avaliação acerca dos conhecimentos e necessidade de ampliar esses conhecimentos na área da dor aguda pós-operatória em crianças. Seguidamente, um total de dez questões com quatro alíneas cada, foi utilizado para avaliar quatro temáticas de conhecimento dos inquiridos no âmbito do controlo da dor aguda pós-operatória em crianças.

Resultados: Dos 181 inquéritos entregues, 93 (51,4%) foram considerados válidos, sendo 32,3% e 67,7% pertencentes a médicos e enfermeiros, respectivamente. A maioria dos inquiridos (71,0%) possui formação na área da dor na criança e, tanto médicos (46,7%) como enfermeiros (46,0%), classificam os seus conhecimentos como suficientes. Apesar disso, 77,4% (72/93) admitem a necessidade de aumentar bastante os seus conhecimentos. As temáticas onde se registaram resultados menos satisfatórios incluíram a avaliação e tratamento da dor. Dos profissionais de saúde que responderam a todas as questões, os médicos obtiveram 75,1% de respostas correctas e os enfermeiros 70,9%. Os pediatras tiveram 78,1% de respostas correctas, os anestesiologistas 83,8% e os cirurgiões 67,6%.

Conclusão: Os resultados do presente estudo demonstram a necessidade de desenvolvimento de estratégias de formação dirigidas, bem como investigação adicional com o intuito de obter melhorias significativas nesta área.

Downloads

Download data is not yet available.
Section
Original articles