Uso e Abuso dos Nebulizadores no Domicilio

  • Geogeta Oliveira
  • Teresa Neto
  • Carmelinda Dias
  • Carmen Oliveira
  • Ana Paula Aguiar
  • Cidrais Rodrigues
  • Lopes dos Santos
  • Alda Melo

Abstract

Introdução: Numerosos estudos tem vindo a demonstrar os benefícios das combinações pressurizeà metered dose inhalers (pMDI)/ câmaras expansoras comparativamente aos nebulizadores no manejo da asma infantil; no entanto, a prescrição incorrecta e o abuso dos sistemas de nebulização é frequente na prática clínica.

Objectivos: Determinar a frequência de requisição dos nebulizadores para o domicílio nas crianças inscritas no Centro de Saúde da Sr.ª da Hora; caracterizar o grupo a quem foram prescritos nebulizadores; conhecer as condições de prescrição e de utilização domiciliária destes sistemas» e apresentar uma análise de custos comparativamente com outros métodos de terapêutica inalatória.

Metodologia: Estudo descritivo em crianças a quem foram prescritos nebulizadores. Aplicação de um inquérito telefónico aos familiares de uma amostra de conveniência dessas crianças. Análise dos custos associados à requisição dos nebulizadores e eventual compra de outros sistemas inalatórios.

Resultados: De um total de 7345 crianças dos 0-14 anos inscritas no Centro de Saúde em 2003, (4,1%) requisitaram nebulizadores por intermédio dos médicos do Centro de Saúde. A mediana do tempo de requisição foi de 5 meses/criança (153 dias). Das 72 crianças seleccionadas para o inquérito, 30 (41%) não utilizavam habitualmente máscara, 9 (12,5%) nunca tinham tido história de sibilância, 13 (18,1%) partilhavam o nebulizador com outro familiar, e só 8 (11,3%) crianças eram sempre observadas pelo médico antes da 2** prescrição do nebulizador. O custo da concessão dos nebulizadores a estas 302 crianças foi muito superior ao custo calculado para a aquisição individual destes e de outros dispositivos inalatórios,

Conclusões: Este estudo mostra um excesso de prescrição dos nebulizadores para o domicílio e faz sentir a necessidade de instituir regras de prescrição destes sistemas segundo normas de orientação terapêutica de aceitação consensual.
Paiavras-Chave;  Técnicas  inalatórias,  Aerossolterapia,Dispositivos para inalação. Nebulizadores, Criança.

Palavras-Chave:  Técnicas  inalatórias, Aerossolterapia, Dispositivos para inalação, Nebulizadores, Criança.

Downloads

Download data is not yet available.
Section
Original articles